DANIELE GUARDINI e ADRIANO STANCATI

Arquitetura e Design

 

Daniele, além de possuir formação em arquitetura, ampliou seus conhecimentos realizando curso de extensão Architecture Career Discovery - Graduate School of Design na Harvard University, em Boston, e Gerenciamento de Obras, na Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAN) USP, e pertencendo à diretoria do IAB Campinas, de 2014 a 2016.

Adriano também foi além, fez mestrado em Gerenciamento de Projetos pela USP–SP, obtendo certificação em ISO 9001:2000 pela USP–Vanzolini, além de ser membro do Project Management Institute – PMI e pertenceu à diretoria do IAB Campinas, de 2010 a 2014.

Formados em 1998, Adriano começou trabalhando no escritório dos pais enquanto Daniele trabalhava em home office para ficar mais perto dos filhos.

Em 2004, ambos decidiram abrir o escritório Guardini Stancati Arquitetura + Design (GS+AD), em Campinas, SP. Após 19 anos como referência nos projetos desde o término da faculdade, a dupla passou a exportar o seu talento e a assinar muitos projetos ao redor do mundo. Atualmente, a dupla se desdobra entre os escritórios de Campinas e Miami.

Para marcar sua trajetória ao longo de mais de uma década de conquistas, recentemente os arquitetos lançaram o livro Arquitetura Dinâmica, pela VJ Editora. A publicação apresenta o portfólio dos profissionais e conta sua história.

 

POR QUE ESTAMOS PARTICIPANDO DA MOSTRA + SUSTENTÁVEL?

Ser sustentável é atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Por isso nosso objetivo é buscar soluções de projeto e uso de materiais que agridam o mínimo possível o meio ambiente. Existem vários recursos tecnológicos que ajudam os profissionais na hora de desenvolver o projeto de maneira a otimizar os recursos naturais, minimizando o uso de iluminação artificial, climatização e água.

Procuramos fazer estudos de acordo com a localização do imóvel, sua altitude e longitude, e encontramos a melhor posição e tamanho de janelas para que a casa tenha iluminação adequada, sol da manhã e posicionamento correto de janelas e brises diminuindo a intensidade direta do sol no verão. A ventilação cruzada melhora o conforto térmico dentro do edifício, diminuindo o consumo energético com ventilador e ar-condicionado, reaproveitamento de água de chuva e aquecimento solar, com instalações adequadas para captação da água e sol para energia.

Sustentabilidade é um conceito, não um estilo. Qualquer projeto pode ser sustentável, desde o rústico até o mais moderno, sofisticado e contemporâneo. Ser sustentável não nos limita, muito pelo contrário, nos agrega novos materiais, novos valores e muito mais qualidade de vida hoje e para o nosso futuro!

 

www.guardinistancati.com